A Hipótese Teológica de um Papa Herege - 2a Edição - Revista e Ampliada
O estudo sobre a hipótese teológica de um Papa cair em heresia foi publicado por Arnaldo Xavier da Silveira, como parte de sua obra Considerações sobre o “Ordo missae” de Paulo VI, publicada em 1970, reunindo o que disseram sobre o tema eminentes teólogos do passado, em especial o Doutor da Igreja, São Roberto Belarmino. A segunda parte foi dedicada a um exame crítico teológico sobre a Missa Nova de Paulo VI.
A edição que ora oferecemos ao preclaro leitor sobre o estudo A Hipótese Teológica de um Papa Herege, consiste na introdução, capítulos I a VI e VIII, da edição em português lançada em 1970; porém com seu capítulo VII atualizado conforme as edições americana (2018) e italiana (2019). O apêndice publicado com ele, tornou-se o capítulo IX. O capítulo XI da edição de 1970 (Resistência pública a decisões da Autoridade Eclesiástica), tornou-se o capítulo X da presente edição. Os capítulos IX e X da edição de 1970 (respectivamente intitulados Pode haver erro em documentos do Magistério Pontifício ou Conciliar? e Pode haver heresia em documento do Magistério Pontifício ou Conciliar?) não constam na presente edição pelas seguintes razões: a) fogem do tema por esta edição abordado - a possibilidade teológica de um papa cair e heresia - e os reuniremos em edição específica onde publicaremos sobre a segunda parte da obra original que trata da Missa Nova de Paulo VI.
Logo, é a primeira vez que o leitor brasileiro tem à sua disposição em português todo o estudo teológico sobre a possibilidade de um Papa herege de Arnaldo Xavier da Silveira em sua própria língua!
Prefácio: Carlos Nougué
Páginas: 216
Formato: 14x21 cm.
Capa: Brochura.
- Marca: Edições Veritatis Splendor
- Condição: Novo
- Tipo de Capa: Comum
- Autor: Arnaldo Vidigal Xavier da Silveira